Serviços: Segurança da Informação

Quanto vale os dados da sua empresa?

A consultoria em segurança da informação é de extrema importância para a produtividade da sua empresa. Proteger o ambiente corporativo não significa apenas adquirir ferramentas de segurança para defender sua empresa contra ameaças.

O QUE É UMA CONSULTORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?

A consultoria de segurança da informação é a prestação de serviço, por parte de profissionais de TIC, contra ataques cibernéticos. Esses profissionais são extremamente capacitados para orientar e criar estratégias de segurança para proteger arquivos, dados e informações da empresa no ambiente virtual.

Na consultoria de segurança cibernética, são implementadas as melhores práticas e princípios para que a empresa fique mais segura nas ações do dia a dia. Ao ser contratada, a consultoria se encarrega de toda a gestão de riscos, ou seja, monitora e orienta os profissionais responsáveis pelo TIC da sua empresa e aponta como ela [sua empresa] está no ambiente virtual.

Para melhor entendimento, vamos fazer uma analogia. Existem empresas no mercado que oferecem o serviço de segurança dos bens da empresa, disponibilizando câmeras, cercas elétricas, alarmes, etc. Caso tenha qualquer invasão, o alarme soa e imediatamente a equipe de segurança vai ao local possivelmente invadido. A consultoria de segurança da informação é realizada de maneira semelhante. São implementadas diversas ações para que todo e qualquer ataque seja monitorado e, principalmente, evitado.

Mas, é sempre importante alertar que não existe 100% de segurança na internet, tendo em vista que são milhões e milhões de dados trafegando a cada segundo e que novas formas de invasão são criadas constantemente.

MAS, SE NÃO EXISTE 100% DE SEGURANÇA, QUAL É O PAPEL DA CONSULTORIA CONTRA ATAQUES CIBERNÉTICOS?

Sim, não existe mesmo uma segurança total.

Mas, o que os consultores de segurança da informação propõem é orientar e acompanhar de perto a equipe técnica responsável pelo TI da sua empresa na implementação de práticas e princípios que visam a dificuldade máxima em qualquer ataque. Sendo assim, o atacante não verá com bons olhos o cenário atual e perceberá que é mais viável entrar em combate com outros sistemas mais vulneráveis.

Caso sua empresa não tenha uma equipe técnica para realizar o procedimento, não se preocupe! Contamos com profissionais capacitados para fazer a implementação das práticas e princípios necessários para aumentar sua segurança digital.

É importante ressaltar que, se a empresa sofrer algum ataque e já tiver implementado uma política de segurança, este ataque será reparado em tempo hábil, recuperando perdas e evitando danos mais graves. Por isso, toda empresa deve olhar com bastante atenção para suas ações no ambiente online e, nesse ponto, a consultoria de segurança da informação é uma grande aliada no processo.

Certamente, nunca foi tão importante proteger as informações da empresa como nos dias atuais, já que a barreira da comunicação foi totalmente quebrada. Com isso, os hackers podem se comunicar facilmente entre si e discutir o que está dando mais resultado em termos de invasões na internet.

Além disso, após a criação das criptomoedas, um tipo de moeda digital, os hackers podem receber resgate em dinheiro sem serem descobertos. Infelizmente, vivemos um cenário em que não se pode desdenhar ou simplesmente ignorar a possibilidade dos ataques online contra as empresas.

PARA O QUE SERVEM OS PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM UMA CONSULTORIA?

Na verdade, os princípios básicos da segurança da informação  são direcionamentos das áreas que devemos abordar. Não é possível executar uma estratégia bem-sucedida se cada passo não for guiado por essas diretrizes. Basicamente, os princípios abordam o todo em relação à segurança num contexto digital. Vivemos tempos difíceis, em que as empresas não podem mais confiar apenas em fechaduras de portões.

Imagine a estrutura física de sua empresa:

Os portões devem ser equipados com fechaduras reforçadas e robustas, os muros, por sua vez, devem receber cercas elétricas e câmeras de ponta a ponta. Já o espaço físico, como um todo, deve contar com alarmes para alertar qualquer movimento estranho. Enfim, as possibilidades de proteção são imensas e necessárias.

Neste caso, foram aplicados princípios de proteção com o objetivo de proteger a sede física. O mesmo acontece com os princípios da segurança online, que visam proteger cada ponto que possa ser atacado no ambiente virtual.

Os princípios da segurança da informação são divididos em três áreas:

  • Confidencialidade
  • Integridade
  • Disponibilidade

CONFIDENCIALIDADE

Na consultoria de segurança da informação, a confidencialidade é vista como um princípio muito importante, pois sua função é garantir que os dados, arquivos e informações sejam acessados somente por indivíduos autorizados. Aliás, este princípio é fundamental e imprescindível. Sem ele, a empresa terá informações internas, como contratos, planos futuros, balanço de devedores e dados de clientes, acessíveis a quem não é confiado.

Além disso, é preciso levar em conta a perda, que pode ser incalculável e irreversível, da credibilidade da marca. Convenhamos, qual consumidor ou parceiro de negócios confiará em uma empresa que pode ter informações secretas expostas? Pensando nisso, são aplicadas todas as diretrizes que visam garantir a confidencialidade das informações da empresa.

INTEGRIDADE

O segundo princípio a ser destacado na consultoria de segurança da informação é a integridade. A transferência de dados é feita constantemente, seja de diferentes setores, sedes, entre colaboradores ou, até mesmo, empresas parceiras de projetos. Mas, é, simplesmente, inútil proteger muito bem algo se você não garante a originalidade das informações. Esse aspecto deve ser sempre levado em consideração.

Arquivos são transferidos diariamente e não se pode correr o risco de que alguns deles se corrompam no caminho, uma vez que isso representa uma perda de tempo muito grande, já que será necessária a verificação da veracidade das informações. Como todos nós sabemos, “tempo é dinheiro”, ou seja, o tempo que será perdido com a verificação pode ser investindo em outras áreas do negócio.

DISPONIBILIDADE

Entenda bem. Cada elemento dos princípios da segurança da informação está totalmente ligado. Você não pode depositar informações em um sistema inseguro, também não pode correr o risco de que estas informações sejam corrompidas e, além disso, não adianta nada amparar cada um desses itens se os arquivos, informações e dados não estão acessíveis para visualização e utilização.

Partindo deste pressuposto, entendemos que aquilo que deve ser protegido, também deve, obrigatoriamente, ser acessado. Se isso não acontece, com certeza quem perde é a instituição, já que não é possível avançar nos trabalhos se não há as devidas informações para a execução.

COMO É FEITA A CONSULTORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA MINHA EMPRESA?

O primeiro passo de uma consultoria de segurança da informação é avaliar como está a segurança atual da empresa. Esta avaliação é feita em “360°”, ou seja, buscando identificar todos os pontos de vulnerabilidade do seu negócio.

A partir de então, é criada uma política de segurança virtual, que é a implementação de processos que visam a proteção das informações da empresa. Sendo assim, são realizadas melhorias, como backup, antivírus, IDS, firewall, monitoramento de pacotes, etc.

Além disso, uma simulação de ataques é feita para que a eficiência dos processos implementados seja testada na prática. Para isso, nosso profissional, que chamamos de Hacker Ético, efetua todos os testes de vulnerabilidade.

Assim, efetuando uma segurança sólida e constante, sua empresa estará preparada, caso ocorram ataques provenientes do ambiente online.

CONSULTORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA INOVE DADOS

Somos especialistas em segurança da informação, tralhamos de forma processual e validada. Após implementarmos processos de segurança baseado nos princípios descritos acima, tivemos a oportunidade de ajudar empresários que descobriram a importância da segurança da empresa no ambiente virtual.

É muito importante para nós contribuir para o crescimento sólido das empresas e, por meio da consultoria de segurança da informação, podemos ajudar. Entendemos que, após a implementação de uma política constante de segurança, contribuímos não somente com o crescimento, mas também com a continuidade do negócio.

Nosso diferencial está na personalização da solução. Prezamos bastante por este aspecto, já que cada negócio possui suas particularidades, não é mesmo?

Estamos ansiosos para conhecer a sua realidade. Solicite uma proposta ou agende uma conversa com um de nossos gerentes de conta.