Serviços: Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação

É difícil imaginar uma empresa operando nos dias atuais sem a utilização dos recursos e das ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em muitas organizações, a TIC é parte fundamental da estratégia de negócios. Porém, as tecnologias — e as estruturas formadas por elas — precisam de manutenção, atualização e realinhamento periódico para manter a força competitiva. É aí que entra a consultoria de TIC.

Ter uma equipe de profissionais própria pode sair bem caro, e fazer a gestão da infraestrutura de TIC sozinho pode trazer problemas, o que pode colocar em risco todos os recursos estratégicos do negócio.

Quando a empresa conta com uma consultoria de TIC, as tecnologias podem se tornar suas aliadas — ou seja, trabalhar a favor dela, não contra. Como resultado, é possível ter ampla redução de custos com a otimização de processos e eliminação de gastos desnecessários.

Além desses benefícios, descubra a seguir outros cinco motivos para contratar uma consultoria de TIC.

O que é e como funciona uma consultoria de TIC?

A consultoria de TIC fornece profissionais altamente qualificados que aplicam seu know-how para orientar as organizações sobre como utilizar os recursos de TIC da melhor forma possível. O intuito é ajudá-las a alcançar seus objetivos usando soluções atuais e mais adequadas.

As funções mais importantes de uma consultoria de TIC englobam, além da análise de sistemas e infraestruturas, o planejamento, a implementação, o monitoramento e o controle das soluções.

Esse gerenciamento pode ser temporário, até a empresa alcançar um determinado objetivo, ou permanente, terceirizando completamente as rotinas de TIC para um parceiro de confiança. Dessa forma, você consegue focar completamente a sua atenção para o seu negócio e deixar que a TIC seja cuidada por profissionais capacitados.

Por que você deve contratar uma consultoria de TIC?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a consultoria de TIC, fica mais fácil compreender por que precisa dela. Conheça as principais vantagens obtidas com a estratégia e permita que elas sejam adicionadas ao seu negócio.

1. Identifica e corrige desperdícios de recursos

Em muitas empresas, depois de um tempo executando os mesmos processos, é comum que eles se tornem o padrão, principalmente quando os resultados obtidos são meramente satisfatórios. O problema é que o tempo passa, e muitas tecnologias e metodologias podem não surtir mais o mesmo efeito, demandando alto custo de manutenção.

Nesse caso, uma consultoria é capaz de identificar onde a empresa está gastando dinheiro desnecessariamente. A partir disso, é possível aplicar um projeto de melhoria e conduzir a sua realocação para onde eles realmente são necessários e importantes. Acredite, a médio prazo o custo benefício é muito grande!

2. Eleva os níveis de segurança

Sua empresa trabalha com um monte de documentos importantes, dados de clientes, informações estratégicas, entre outros. Seja por vírus, roubo de informações ou algum outro tipo de desastre, estar sujeito a qualquer risco de perder todos esses dados não é uma boa ideia, correto?

Por isso a Consultoria de TIC profissional irá atuar também na segurança e deixar a empresa mais preparada para lidar com as ameças internas e externas que possam trazer muita dor de cabeça.

Já faz algum tempo que a melhor forma de operar de forma segura é através da Computação em Nuvem. Existem diversas formas de realizar a migração para nuvem, e é necessário um parceiro de confiança para planejar e realizar essa mudança de forma profissional e livre de problemas.

3. Demonstra onde a empresa pode estar errando

Quando os resultados começam a cair, nem sempre a culpa é do cenário econômico ou da falta de esforço dos colaboradores. Muitas vezes, pode ser uma falha nas etapas operacionais. Se isso acontecer, a identificação do erro pode ser trabalhosa e demorada, em razão da falta de profissionais especializados.

Ao realizar a terceirização das rotinas de TIC, os profissionais irão mergulhar nos processos, desmontar as etapas e remontá-las, realinhar as fases e incorporar novas metodologias e tecnologias, se necessário, para corrigir falhas que possam prejudicar a evolução e segurança do negócio. É possível que a equipe encontre anomalias que você nem imaginava que pudessem existir!

4. Mantém a estrutura sempre atualizada

Depois que os consultores de TIC devolverem a vantagem competitiva à empresa, por meio da incorporação das melhores práticas e tecnologias, é essencial que os gestores fiquem atentos para que a organização não se torne ultrapassada novamente, repetindo o erro anterior.

Nesse caso, o ideal é que a empresa conte com um parceiro de forma permanente e não apenas circunstancialmente, quando a situação já está crítica. Isso irá garantir que os processos e as ferramentas utilizados sejam frequentemente reavaliados e comparados com o que há de mais inovador no mercado.Assim, um ciclo de renovação é criado e a empresa não enfrentará mais períodos de defasagem operacional — o que significa que a companhia ganha uma vantagem competitiva sustentável para se destacar da concorrência.

5. Melhora a produtividade

Com uma infraestrutura alinhada e otimizada, uma série de tarefas passa a ser executada de forma automática, reduzindo a interferência humana nos processos. Como consequência, o tempo gasto com retrabalhos é reduzido e os custos envolvidos na correção de falhas são diminuídos.

E não é só isso: a automação de processos acelera o ciclo produtivo para melhorar a qualidade dos produtos e serviços entregues. Além disso, a consultoria de TIC garante o cumprimento dos acordos de nível de serviço (Service Level Agreements – SLAs) por parte dos provedores de computação em nuvem, telefonia e outros serviços de tecnologia que a empresa utiliza.

De modo geral, a consultoria de TIC pode ser utilizada pelas empresas como estratégia para manter o negócio sempre à frente da concorrência ou em pé de igualdade com os líderes de mercado no seu segmento.

6. Tenha um especialista com uma consultoria em TI

A vantagem de se contratar uma consultoria de TI é que as mesmas possuem profissionais especializados em cada área do TI (Servidores, virtualização, Firewall por quê?, Backups, ITIL), que é muito ampla por sinal, assim facilitando a execução de projetos e resolução de problemas mais graves, pois esses profissionais já carregam uma experiência de mercado além de se manterem sempre atualizados e atentos a sua área, sempre frequentando treinamentos e workshops normalmente promovidos pelos grandes fabricantes e distribuidores

7. Ganhe respaldo com uma consultoria em TI

Mesmo você tendo um departamento de TI próprio é importante que se tenha uma consultoria de TI por trás, pois ela consegue falar de igual para igual com seu departamento, além de sugerir novas tecnologias para melhoria geral de seu cenário, além do mais a consultoria de TI passa a ser uma reserva técnica de sua empresa em casos como; férias de funcionários, saídas repentinas de funcionários do seu TI, com isso você ganha respaldo e eficiência pois já tem uma consultoria de TI que sabe exatamente o que sua empresa precisa e como funciona todo o seu ambiente.

Estamos ansiosos para conhecer a sua realidade. Solicite uma proposta ou agende uma conversa com um de nossos gerentes de conta.